Matricular-se em cursos de idiomas do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas

O que é

O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) oferece aulas extracurriculares e gratuitas nos colégios estaduais do Paraná. São ofertados os idiomas alemão, espanhol, francês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano, além dos cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas).

Outra opção para aprender a Língua Espanhola no Celem é o Espanhol Online. Neste curso, estudantes de todas as regiões do estado podem se inscrever e participar, pois terá um formato totalmente on-line.

Quem pode se matricular

Estudantes, professores, funcionários da rede pública estadual e a comunidade em geral. Cada público tem um percentual de vagas disponível, conforme especificado a seguir:

Para os cursos presenciais:

• 70% para estudantes
  • 10% para professores e funcionários
  • 20% para a comunidade, desde que comprovada a conclusão dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Para o Curso Espanhol Online:

• 70% para estudantes a partir do 9º ano
  • 10% para professores e funcionários
  • 20% para a comunidade, desde que comprovada a conclusão dos anos finais do Ensino Fundamental

Importante! Os interessados no curso Espanhol Online devem dispor de equipamentos, como computador ou celular com microfone e câmera para acompanhar as aulas.

Onde se matricular

Para os cursos presenciais, tanto a matrícula quanto as aulas acontecem nos colégios estaduais que ofertam turmas do Celem.

Para o Espanhol Online, as inscrições são feitas via formulário digital.

Atenção! A confirmação da matrícula no curso Espanhol Online é encaminhada posteriormente ao e-mail informado no formulário.

Como se matricular

Para inscrições nos cursos presenciais, entre em contato com a instituição que oferta o curso no idioma de seu interesse. Para isso, visite o site do Celem e encontre a escola e o curso desejados. As matrículas são anuais e devem ser feitas de acordo com o cronograma de cada colégio. As aulas começam no início do ano letivo.

Para inscrições no curso Espanhol Online, o interessado deve acessar o formulário disponível em Escola Digital Aluno. É necessário fazer a matrícula a cada início de semestre.

Certificação

• Nos cursos de Línguas Estrangeiras e Libras do Celem, formato presencial, há certificação ao fim de cada ano, e o estudante tem a possibilidade de cursar até 3 anos (480 horas-aula).
  • Nos cursos de PFOL, a certificação é garantida aos estudantes que participam integralmente do curso anual (160 horas-aula).
  • No curso Espanhol Online, a certificação é ao fim de cada semestre e há a possibilidade de cursar 4 semestres (300 horas-aula), com progressão de conhecimentos.

Duração

Os cursos de Línguas Estrangeiras e Libras do Celem, no formato presencial, têm duração anual, com carga horária de 160 horas-aula, sendo que as aulas acontecem em dois dias da semana.

Os cursos de PFOL têm duração de um ano (160 horas-aula) e os estudantes podem matricular-se a qualquer tempo.

O curso Espanhol Online tem duração semestral, a ser cumprida exclusivamente on-line, e as aulas acontecem em dois dias da semana.

O que diz a lei

A oferta dos cursos do Celem é regulamentada pela Resolução 5.719/2021 - GS/Seed.

Os critérios para implantação, funcionamento e atribuições para os profissionais são definidos na Instrução nº 24/2017 da Sued/Seed.